27 de Julho de 1990: O último 2 cv
No dia 27 de Julho de 1990 saiu da linha de montagem da Citroën em Mangualde, o último 2 cv. Foi o epílogo de uma história que começou num protótipo criado por André Lefebvre para o Salão Automóvel de Paris de 1939, um certame que nunca se realizou devido ao início da II Guerra Mundial.
Equipado com um motor de dois cilindros opostos, refrigerado a ar, com 375 cc e 9 cv de potência (2 cv era a potência fiscal), era capaz de chegar aos 45 km/h, gastando 4,5 litros aos 100 km. Ao longo da sua vida surgiram várias versões que ajudaram a motorizar a Europa.
Entre Outubro de 1948 e 27 de Julho de 1990, altura em que a última unidade deixou a linha de montagem da fábrica da Citroën em Mangualde (perto de Viseu), foram produzidas 5 114 490 unidades do modelo, dos quais 1 246 335 da Fourgonette (carrinha). Para a história ficou o automóvel que foi um ícone da juventude do pós-guerra, uma imagem de liberdade e mobilidade, que ainda hoje – muitas décadas depois – alimenta paixões.